Bento decidiu, em fevereiro de 2013 que, devido à sua idade avançada, iria renunciar. Ele terá 85 anos de idade na data prevista para a sua retirada do cargo.
Ele anunciou sua intenção de renunciar em língua latina na Sala del Concistoro do Palácio Apostólico, numa reunião de manhã cedo, em 11 de Fevereiro de 2013, que foi o Dia Mundial do Doente, um dia santo para o Vaticano. O encontro foi para anunciar a data da canonização de três mártires católicos, Antônio Primaldo e companheiros, Laura Montoya Upegui, e Maria Guadalupe Garcia Zavala. Na cerimônia, conhecida como o "Consistório para a canonização do mártires de Otranto ", ele disse aos presentes que tinha feito "uma decisão de grande importância para a vida da Igreja".
Em um comunicado, Bento citou sua fragilidade devido à idade avançada e às exigências físicas e mentais do papado. Ele também declarou que iria continuar a servir a Igreja "através de uma vida dedicada à oração". Em 17 de fevereiro de 2013, o Papa Bento XVI, falando em espanhol, pediu orações da multidão em frente à Praça de São Pedro, para si e para o novo papa.
O conclave para escolher seu sucessor provavelmente irá começar em algum momento entre 15 de março e 20 de março de 2013.
O assunto gerou tanta polemica que virou até parodia no Galo Frito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário